Ir para o conteúdo

ZombieChat, o Whatsapp para o mundo pós-apocalíptico

ZombieChat é um projeto que Alexander Jarvis criou em três semanas, por diversão. O aplicativo tenta suprir uma (talvez) futura necessidade: um chat que funcione “fora do mapa”, ou seja, que permita comunicações entre pessoas sem a necessidade de centralizar a infraestrutura. Assim, mesmo com um mundo pós-apocalíptico, ZombieChat ainda pode ser usado por entregar mensagens aos dispositivos que estejam próximos, usando conexãopeer-to-peer, via Bluetooth ou Wifi.

É claro que, se o mundo acabar, isso ainda será uma proeza. Mas o interessante do projeto está em sua essência: descentralizar a comunicação, não precisar de um servidor e não depender de sistemas frágeis para o envio e recebimento de mensagens.

zombiechat-1

 

Basicamente significa fazer o oposto do que qualquer aplicativo popular de chat atualmente faz, como oWhatsapp. Em vez de abraçar usuários ao redor do mundo, em instantes, ZombieChat se comunica apenas com quem está por perto, e de forma mais anônima e segura. 

Um outro recurso bem interessante do projeto é o chamadoSurvivor Beacons. Com esta tecnologia, se alguém mais estiver usando o aplicativo dentro do perímetro imposto pelos Beacons, o usuário será notificado que um “sobrevivente” foi encontrado e se aproxima. 

No fim, o valor está na rede descentralizada e de proximidade que ZombieChat cria. Por isso, quanto mais usuários usarem o aplicativo, mais útil ele se torna – não só para esse trágico futuro, mas hoje, para ativistas e usuários que buscam anonimato. 

Não é preciso se registrar com seu email para usar o app. Basta baixá-lo gratuitamente para iPhone aqui